quinta-feira, 11 de março de 2010

O Magnífico Plano do Lobo

Foi uma animada manhã com a visita dos meninos do Jardim de Infância nº 2 de Fazendas de Almeirim à nossa BECRE. Com o objectivo de fomentar o gosto pela Leitura, a professora Paula Brites começou por contar a História "O Magnífico Plano do Lobo", acompanhada pelas maravilhosas ilustrações. Para conhecerem esta história e comprovarem que de facto se trata de "algo encantador" arrastem o rato no slide seguinte até ao rectângulo (vista de ecran inteiro).


Atelier de Leitura











Integrada na semana da Leitura, desenvolvemos no dia 3 de Março a actividade "Atelier da Leitura" ao ar livre, no pátio da nossa Escola.
Esta actividade consistiu em ilustrar diversos contos ou histórias de forma original. Cada aluno transmitiu livremente as imagens que as palavras têm.



Folhas de Leitura







No princípio era apenas um conjunto de ramos, mas à medida que os dias da semana da Leitura iam passando, este conjunto foi ficando cada vez mais colorido, composto com várias flores e folhas. Cada uma delas representa um livro que um aluno tenha especialmente gostado de ler assim como a sua justificação para tal escolha.



No fundo, uma árvore cheia de vida, de cor e de opiniões sobre a Leitura que vale a pena ter em conta!



Exposição de Trabalhos

Os alunos da turma do 7º A realizaram no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e aquando do estudo do conto de autor - A Estrela, de Vergílio Ferreira - algumas estrelas exemplares e originais, como esta da autoria da aluna Maria Beatriz.Apresentação de trabalhos realizados pela turma 7º A subordinados ao tema "Os livros dentro do nosso Livro"
Em grupos de trabalho, os alunos foram levados a descobrir os livros que se encontravam dentro do seu manual de Língua Portuguesa. Estes trabalhos foram apresentados na Semana da Leitura aos restantes elementos da turma e visava principalmente motivar os alunos para LER+. Deste modo, cada cartolina contemplava o nome do Autor, o Livro, uma ilustração e um texto que despertasse a curiosidade a todos pela Leitura completa daquela obra.