quinta-feira, 22 de abril de 2010

A História continua....


"As ideias da Bia"


A Bia é uma menina curiosa e muito criativa. Partindo destas qualidades, quisemos estimular os alunos para a leitura, para a escrita e atiçar o mundo criativo que está dentro de cada um. Assim, foi feita uma leitura expressiva para os alunos do 1º e 2º ciclos. De seguida, os alunos do 1º ciclo, inspirados na história, foram convidados a criar algo útil ou lúdico a partir de materiais recicláveis ("tralha") que já haviam trazido de casa. O resultado foi surpreendente, principalmente para os pequenos artistas criativos. Alguns trabalhos estão expostos na BECRE., como podemos ver na imagem. Houve, no entanto, artistas que, por terem dedicado tanta paixão à obra, não se conseguiram separar dela e não autorizaram a sua exposição!!!




Aos alunos do 2º ciclo, depois de ouvida a história, foi pedido que imaginassem a sua continuação. Deliciem-se a ler alguns trabalhos daí resultantes, acompanhados com as respectivas ilustrações:

… Era apenas tralha.
O Neno e o Hugo estavam tristes, porque a Bia já não estava com eles para lhes dar boas ideias.
Estavam fartos de não brincarem aos jogos divertidos que brincavam com a Bia.
Até que um dia, a Bia foi visitá-los.
- Voltaste! Que bom. - Disseram eles.
- Não, apenas vim fazer uma visita. – Disse a Bia.
O Hugo e o Neno ficaram ainda mais tristes.
A Bia disse:
- Estava a brincar, a minha mãe e o meu pai vão viajar e eu venho para cá! Se não se importarem!
E assim, juntos, tiveram muitas ideias e fizeram muitas construções.

Andreia Serambeque
5º ano





... o monte de tralha era apenas um monte de tralha.
Naquele quintal sentia-se falta de qualquer coisa. Era a falta da amizade que a Bia lhes dava.
O monte de tralha velha que a Bia lhes trouxera , não passava apenas de um monte de lixo, porque não era um avião, uma nave espacial, um navio ou um carro de corridas de fórmula 1.
Ultrapassar este problema era uma tarefa complicada, porque o Hugo e o Neno, já nem queriam brincar no quintal, pois já não havia lá mais nada a não ser um monte de lixo.
Mas um dia, Neno teve uma ideia. Disse ao Hugo:
- Não podemos continuar assim! Para construir todas aquelas coisas a Bia teve uma ferramenta sempre consigo, a sua imaginação e é isso que precisamos de ter.
A partir desse dia, construíram muitas coisas, mas nunca esqueceram a sua amiga Bia. Eles construíram montanhas russas, piscinas, robôs e aeronaves. Além de Bia não estar lá eles sabiam que ela estaria sempre nos seus corações.

Ana Margarida e Inês Baptista
6ºD



…Afinal o monte de tralha era só as recordações que eles tinham da sua amiga Bia.
Todos os dias eles se lembravam dela, das suas brincadeiras e da sua imaginação incrível.
Com a tralha construíram uma boneca igual à Bia, para quando se sentissem sozinhos se lembrassem dela.
Passados alguns anos a Bia voltou, para junto dos amigos e a boneca continuava intacta, simbolizando a amizade dos três.

Margarida Ferreira
6ºC





… O monte de tralha era apenas um monte de tralha, sem a Bia os brinquedos eram apenas tralha, a Bia dava vida à tralha.
Hugo e Neno sentiam-se tristes, nunca na sua vida se sentiram assim. Bia tinha sido uma boa amiga e agora… agora ela tinha ido embora…
Passaram as férias sempre tristes e desanimados, sentia-se no quintal um ar aborrecido.
Quando começou a escola, qual não fora a sua surpresa! A Bia estava na mesma turma que eles. Todos ficaram muito contentes.
Todas as tardes iam para o quintal brincar. A Bia fazia novas construções: aviões, barcos, carros…
Quando a Bia fez anos, o Neno e o Hugo com a tralha construíram um telescópio para que no dia do seu aniversário, ela olhasse para o céu e visse as estrelas. E no dia de anos da Bia, todos viram as estrelas. Foi uma noite muito feliz.
E ficaram amigos para sempre!

Alice Carvalho
6ºD



…era um monte de coisas que iam dar muitas ideias.
O Hugo e o
Neno, assim que acabaram de olhar para o monte de tralha que a Bia lhes tinha oferecido como presente, tiveram uma ideia genial.
Chegaram ao monte de tralha e tiraram muitas coisas. Eles agarraram nas coisas e puseram mãos à ao trabalho. Eles fizeram “uma Bia”, das tralhas que ela lhes tinha dado, para nunca se esquecerem dela!


Beatriz Duarte







Era apenas tralha, mas…
Os dois rapazes aprenderam a reciclar. Então começaram a fazer tentativas até ao anoitecer.
No dia seguinte, acordaram numa casa na tralha, feita de tralha. Passaram lá todo o dia, até que na manhã seguinte a tralha tinha sido transformada em capacetes, espadas, escudos, armaduras, ou seja, em material das guerras antigas, para que eles pudessem brincar aos gladiadores.
Depois os rapazes começaram a desconfiar que a Bia não se tinha ido embora. Ao fim do dia tiraram as armaduras e ficaram escondidos a ver a noite. Então apanharam a Bia a entrar pelo portão de trás e a construir um submarino parta eles brincarem.
No dia seguinte, eles brincaram até não puderem mais e adormeceram ju
nto do monte de tralha, até que a Bia apareceu e lhes disse que iria ficar a morar perto dali. Assim, puderam brincar todos os dias com a sua amiga.

Ricardo Viçoso
5ºC







… o monte de tralha que a Bia lhes tinha dado, era material para construir um avião. Ela tinha deixado as instruções para que os seus amigos construíssem um avião e a fossem visitar, sempre que desejassem.

André Mendes
6ºB