quarta-feira, 11 de maio de 2011

VISITA DA ESCRITORA DULCE SOUZA GONÇALVES À NOSSA ESCOLA









A Becre e as professoras de Língua Portuguesa trouxeram à nossa Escola a escritora Dulce Souza Gonçalves com o conto tradicional popular "O Mais Esperto do Reino", para os meninos das turmas de 7º ano.

A autora começou por agradecer o convite e partilhar a sua satisfação por a escola ter tantos meninos a deslocarem-se de bicicleta, sinal de um estilo de vida saudável.

Falando dos livros, Dulce Goncalves fez uma apresentação didáctica e esclarecedora de como nasceu "O Mais Esperto do Reino".

De seguida, e à medida que foram projectadas as belíssimas ilustrações de Gonçalo Viana, a escritora contou a história de uma forma viva e cativante, agarrando os ouvintes do princípio ao fim. Para a ajudar a dar vida ao conto, foi chamando alguns alunos que interpretaram as persoangens referidas - o Rei, a Rainha, o Soldado, o Estudante e a Joana.

Terminada a história, um grupo de alunos surpreendeu a escritora reproduzindo oralmente alguns trava-línguas reunidos e publicados no seu livro "Trava-Línguas". Esta pequena actuação mereceu elogios da parte da escritora que defende a integração deste tipo de actividade para "destravar a língua" e aumentar a capacidade de expressão oral.

Com um dom da palavra, próprio de quem fala com paixão, Dulce Gonçalves mostrou aos alunos outros dos seus livros, para todas as idades, e respondeu às questões colocadas. Falou com emoção do livro "Ausência - Diário da Filha de um Doente d'Alzheimer" quando lhe perguntaram qual o livro que mais gostou de escrever, tendo referido este como o mais forte emocionalmente, por representar uma parte muito complicada da sua vida. Mas referiu que prefere escrever e contar histórias para crianças, o que foi visível durante toda a apresentação.

Diz que a sua imaginação está constantemente a ser estimulada por aquilo que vê e por aquilo que vive. Hoje, por exemplo, leva a imagem das imensas bicicletas que viu no pátio da nossa escola e um episódio divertido que viveu antes de aqui chegar, contando: "porque não conduzo de sapatos altos, trazia-os na mão, e quando cheguei não encontrei um deles... que deve ter caido na rua." Tanto a imagem das bicicletas como o episódio dos sapatos poderão perfeitamente aparecer um dia destes publicados num livro!

Foi uma manhã muito rica! O nosso obrigada à escritora!






OPINIÕES...




"Gostei muito da escritora, ela era muito simpática. Adorei a forma como ela contou a história e interagiu com os alunos. Com um simples livro, que podia só ser lido, ela criou uma peça de teatro e foi muito engraçado, pois, como não estava nada encenado, os alunos que representaram por vezes enganavam-se e isso divertiu-nos bastante. Adorei. Foi uma actividade muito interessante e uma das melhores que a escola já fez." (Tânia, 7º C)

"Achei a visita da escritora à nossa escola uma actividade muito interessante. Tanto a interactividade como a forma como ela contou a história. A representação dos alunos foi muito interessante e engraçada. Nós também tivemos o nosso momento e surpreendemos a escritora com uns trava-línguas bem destravados. O desenrolar da história e o final da mesma, na minha, opinião, não foram os melhores, mas mesmo assim a história tinha uma moral." (Mariana Martins, 7º C)


"Gostei da forma viva e entusiasmada como a escritora apresentou a sua história e da explicação que deu de como escreveu os seus livros. Adorei o teatro, porque tornou a história mais interessante e bonita. " (Vanessa, 7º C)


"Esta actividade foi interessante porque a escritora contou a história de uma forma divertida." (Margarida Ferreira, 7ºC)

"Fiquei muito comovida com a história que a escritora contou sobre a doença do seu pai. Gostei também da história do rei e da rainha e da forma viva como ela a contou.
Coisas que aprendi:


1 - que se deve exprimir os sentimentos num livros.


2- que se deve respeitar os livros dos outros." (Cláudia Mateus, 7º C)

"Esta história foi muito interessante porque a escritora inteagiu com o público tornando o ambiente mais agradável e divertido" (Rafaela Bento, 7º C)


"Gostei desta actividade porque foi muito divertida, a escritora leu bem a história e aprendi coisas novas como "nada" e "não nada". (Alexandre, 7º C)

"Esta actividade foi muito interessante. A escritora contou uma história viva. A autora recolheu esta história de um senhor já velho, que talvez tenha alterado o final para mostrar que as pessoas simples encontram as respostas mais depressa que os sábios." (Ricardo Pereira, 7º C)


"A escritora Dulce Souza Goncalvez tem um grande entusiasmo. Gostei de ver os meus amigos dentro da história. O Marco como Rei e o Ruben como soldado." (Gonçalo Vilão, 7º C)


"Eu gostei muito da escritora Dulce Souza Gonlçalves. Contou-nos o significado de "nada" e "não nada", de "ai" e de "ui" e também nos ajudou a destravar a língua" (Daniel Santo. 7º C)

"O que eu gostei mais foi quando o soldado encontrou "nada" e "não nada". Também gostei da forma como a escritora recontou a sua história, que parecia viva!" (Brandon Castelo, 7º C

"O que eu gostei mais na visita da escritora foi a forma como ela falou acerca dos seus livros e do teatro que improvisou para contar a história." (João Alves, 7º C)


"Achei esta actividade muito interessante porque com esta história aprendemos o significado de "nada" e "não nada"