quarta-feira, 24 de janeiro de 2018


AJUDARIS

"AJUDARIS'17 HISTÓRIAS DE ENCANTAR", ESCRITAS POR JOVENS AUTORES, VOLUME 4



«A "Ajudaris" é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública desde 2008. Sem ajudas estatais, desenvolve projectos de intervenção social, que visam combater a fome, a pobreza e a exclusão social, através da educação e formação."


"Um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris é o «HISTÓRIAS DA AJUDARIS», criado em 2009 e que vai para a 9ª edição. Conta com mais de 700 estabelecimentos de ensino solidários e, entre crianças, pais, professores, figuras ilustres e voluntários, conta com cerca de 40.000 pessoas envolvidas no mesmo, intensamente empenhadas na concretização e alargamento sucessivo" do mesmo, visto que promove em simultâneo a LEITURA, a ESCRITA e a CIDADANIA.



A nossa escola tem participado neste projeto com textos de alunos e com ilustrações da professora-ilustradora Paula Frade. O texto e a ilustração na imagem foram objeto de publicação no volume IV, coletânea de textos e ilustrações. Este volume está disponível na nossa BE para aquisição.



terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Este mês recomendamos


«Este mês recomendamos...»

É uma prática corrente na nossa BE, fazendo parte das dinâmicas da mesma, a promoção mensal de autores e obras literárias numa ilha criada para o efeito.
Um cartaz apelativo com biobibliografia do autor, rodeado pelas obras do mesmo, ficam em mostra dinâmica durante um mês. Inteirinho.
Este mês recomendamos:

Maria Teresa Maia Gonzalez                             e                         Margarida Fonseca Santos.
                                                                                                













Miúdos a votos


«Miúdos a Votos»
Promovido pela "Visão Júnior" e a Rede de Bibliotecas escolares, «Miúdos a Votos» é um projeto que envolve escolas portuguesas no sentido de promover em simultâneo o processo eleitoral e a leitura.
Os alunos de  1º, 2º e 3º ciclos são convidados a votar no seu livro preferido.
Finda esta primeira fase, os livros mais votados serão os candidatos à eleição.
Os alunos podem, assim, fazer a campanha eleitoral a favor do seu candidato:
Cartazes;
Slogans;
Comícios...
Até ao ato eleitoral responsável e democrático.
Contados os votos... teremos o vencedor!

Os alunos da nossa escola já submeteram on-line as suas preferências.
Ei-los!...