sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

   


      A propósito da parceria entre o "Projeto SOBE" e a Biblioteca Escolar (BE), nas  
      turmas de 5º e 6º ano assistiu-se à animação de “Cárie e Bactério”.
     Inspirados, os alunos criaram  textos narrativos e poéticos sobre o tema.




Os germes malditos

            Um dia, na academia de germes:
             – Bem… germes, o cão desta gente já não serve para nada. Já tem os dentes     cariados e estragados! Mas o gato! O gato tem a boca limpinha! E como os gatos não lavam os dentes a sua boca deve estar cheia de restos!
Os germes fizeram um plano. Quando o cão professor fosse comer, eles saltariam para a sua taça. Depois correriam até à taça do Tobias. O combinado sucedeu. Estragaram os dentes do Tobias.
             – Miau, miau! – queixava-se o Tobias.
O seu dono decidiu levá-lo ao veterinário.
             – Bem, parece que o Tobias tem uma cárie dentária. Vou ter de colocar fluor forte na sua pasta. Depois lavo-lhe os dentes!
            A veterinária lavou-lhe finalmente os dentes.
            – Não, não! O fluor não!!! – gritaram, os germes. E assim o Tobias curou a sua cárie e livrou-se dos germes para sempre.
6ªB, Henrique Matias; Isa Mendes; José Guerreiro; Rita Florêncio; Rosa Ramalho


 O João não quer ir ao dentista

Num belo dia de sol o João teve uma enorme dor de dentes e a sua mãe queria levá-lo ao dentista, mas ele não queria ir porque tinha medo.
A mãe ligou para o consultório do dentista e marcou consulta. Quando o João soube escondeu-se no armário do quarto da sua mãe e não saiu de lá. A mãe do João ficou muito preocupada porque não sabia do filho. Ligou para o pai que estava em Espanha. O pai disse-lhe para procurar no armário, porque quando jogavam às escondidas era costume o João esconder-se no dito armário. Ela assim fez, abriu o armário e lá estava o João a chorar com medo e com dores. Ela disse-lhe que não era preciso ter medo, porque o dentista só ia cuidar dos seus dentes e iria ficar sem dores. E assim aconteceu, o João foi ao dentista que tratou muito bem dos seus dentes. O João ficou sem dores e sem medo ir ao dentista.
6ºC, Daniel Garcia, Débora Monteiro, Raquel Couto, Simão Duarte




                            Uma boca saudável
 
 Era uma vez uma rapariga chamada Nicoleta Pintalegreta que não gostava de lavar os dentes e por isso a sua boca estava infestada de bactérias que eram governadas por três tipos de bactérias: as de quatro patas, as de três olhos e as gigantes.
Cada dia que passava mais dor de dentes tinha a Nicoleta Pintalegreta. Para além disso a mãe notou que ela tinha muito mau hálito. Decidiu, por isso, levá-la ao dentista.
   Foi tanta a dor que ela sentiu que jurou ao dentista que começaria a lavar os dentes.
   Assim foi, começou a fazer a higiene oral todos os dias com muito cuidado e então apareceram as bactérias protetoras que fazem bem aos dentes e são conhecidas como GNB, ou seja, Guarda Nacional Bacteriana que prenderam de imediato todas as espécies de bactérias maliciosas.
   A partir daí, a boca da Nicoleta ficou mais protegida sem mau hálito e os dentes mais brancos.
   Isto aplica-se a toda a gente. Devemos sempre ter cuidado em fazer uma boa higiene oral para ter uma boca saudável.

6ºA, Baltazar Lopes, Catarina Barreira, Duarte Lopes, Nicole Moreira