sexta-feira, 13 de junho de 2014

Animação de leitura na BE

 Neste período, a atividade de animação de leitura, promovida pela BE , para além da promoção da leitura promoveu também a criatividade e a escrita. Depois de ouvir a história apresentada pela professora bibliotecária, os alunos foram desafiados a criar uma história partindo de objetos que eram retirados de um saco. Acreditem que surgiram histórias bastante criativas.
Apresentamos aqui a história criada pelos alunos do 2ºA. Parabéns!


O pinguim Tico e os seus amigos

 Era uma vez um coelho chamado Dentolas que vivia numa toca muito bonita no Bosque Verde.

        Certo dia o pinguim Tico perdeu-se da sua mãe, foi parar ao Bosque Verde e encontrou uma toca de um coelho. Bateu à porta e apareceu-lhe o Dentolas.


        O Tico entrou na toca do coelho e pediu-lhe ajuda para encontrar a sua mãe.
          Dentro da toca também estava o cão Bobi que era amigo do Dentolas. O Bobi ouviu a conversa, cheirou o pinguim e saíram todos juntos. Seguiram o cão que com o seu olfato apurado ia no rasto da mãe Pingu.


        Pelo caminho encontraram um boné e o pinguim disse que era da sua mãe.
        Continuaram atrás do Bobi e acharam um ioiô que parecia ser do irmão mais novo do Tico. Passado algum tempo viram uma raquete que era do pai do pinguim.
        O Bobi ia sempre à frente e descobriu outro brinquedo que pertencia ao irmão do Tico.
        A certa altura avistaram o Becas que andava pelo Bosque Verde a passear. Aproximaram-se dele e contaram-lhe o que se estava a passar. Ele ouviu-os com muita atenção e disse-lhes:


-         Olha lá Tico, eu vi passar a tua mãe ali para aquele lado!
        O Becas apontou para  a tabuleta que dizia: «Lago Gelado».
        Lá seguiram as orientações do Becas e finalmente encontraram toda a família do pinguim, muito preocupada. O Tico correu para os braços da mãe e também foi fortemente abraçado pelo pai e irmão.
        A mãe Pingu agradeceu aos três amigos a ajuda dada ao seu filhote. Todos juntos fizeram uma grande festa. O Tico prometeu nunca mais se afastar da mãe e do irmão.


Alunos da turma A do 2º ano da E B 1 de Fazendas de Almeirim