sexta-feira, 17 de março de 2017

Dia de São Patrício

Em inglês Saint Patrick's Day, em irlandês: Lá le Pádraig ou Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março pelos países cujo idioma oficial é o inglês. As pessoas vestem-se de trajes verde, laranja e branco, saindo às ruas numa longa caminhada festiva.
O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 27 de Março de 1997. Em 1999 tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou 10 dias.
No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da Igreja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O'Mara. Mais tarde, O'Mara introduziu a lei que proibia que os pubs fechassem no dia 18 de Março, uma providência que só foi mudada nos anos 70. A primeira manifestação ocorreu em Dublin, no ano de 1931, e foi criticada pelo ministro Fitzgerald. (inf in Wikipédia)



São Patrício
Patrício nasceu em Inglaterra no século V (Inglaterra Romana), numa família rica romano-bretã. O seu avô e o seu pai foram diáconos na Igreja.
Foi sequestrado por piratas aos dezasseis anos, e levado como escravo para a Irlanda.
Em sonhos, Deus disse-lhe para fugir. Obedeceu. Embarcou. Na Bretanha entrou para o mosteiro de Ésir, na Gália  (actual França ), sob a égide do bispo Germano.
Em 432, regressou à Irlanda, como bispo, com a missão de difundir a fé cristã, onde permaneceu durante 30 anos, até à sua morte, no dia 17 de Março de 461 (século V). Foi sepultado em Downpatrick (Irlanda).
Segundo se conta, um dos seus métodos de evangelização aos pagãos celtas incluía o uso de um trevo  de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
S. Patrício é considerado o santo principal do cristianismo irlandês. Ainda hoje é bastante estimado e respeitado em todo o mundo.