quinta-feira, 24 de abril de 2014

Eurovision 1974 - Paulo de Carvalho - E depois do adeus

25 de Abril 1974 - Revolução dos Cravos

"O 25 de Abril de 1974" 
- 40 anos depois - 
O 25 de abril de 2014


Hoje, na BE, participámos na leitura de poemas e canções de abril por alunos do 6º ano e alguns professores. Uns fizeram recolha de poemas de grandes poetas portugueses. Outros criaram os seus próprios poemas e ilustrações. 
Foram momentos simples e simbólicos. Ali se recordou "ABRIL" através de poemas e canções. Sorriu-se, aplaudiu-se, aprendeu-se, sensibilizou-se, viveu-se: 40 anos depois. Uma nova época. Um outro lugar. E tudo de novo, a recomeçar.

Após o intervalo das dez tivemos uma sessão de cinema. Os filmes apresentados foram "Capitães de Abril" e "A Hora da Liberdade".

Há trabalhos lindos expostos na BE e no átrio da E. B. 2,3 de Fazendas de Almeirim.
É uma autêntica celebração da primavera e da Liberdade. 
E os alunos já sabem que durante o Estado Novo houve restrições às liberdades individuais dos cidadãos, perseguições políticas, atraso cultural, analfabetismo, engano, tortura, injustiça social, guerra no Ultramar... Os filmes eram censurados, havia livros proibidos, não havia liberdade religiosa, a expressão artística era mutilada... Sabem ainda que as raparigas não podiam conviver com os rapazes nos pátios das escolas. Não podiam beber coca cola, não podiam manifestar afeto em público, todos eram suspeitos e o MEDO espraiava-se com indecência num País "orgulhosamente só".
Podemos não saber tudo. Mas isto... sabemos.