sexta-feira, 5 de maio de 2017


Aqui ficam alguns excertos desta obra, que vos recomendamos:


“O Julgamento de Páris” de Natércia Rocha, com ilustrações de Joaquim Machado, Edinter, 1991

                     HÉCUBA, A FILHA DO REI DA TRÁCIA

Uma criança corre junto ao mar; os cabelos voam, as vestes prolongam a elegância do corpo ágil; na areia deixa a marca dos pés e o desenho do bailado que oferece ao mar, seu primeiro e grande amor. Filha de reis e deuses (…).
É Hécuba. Ela procura a solidão. Só às águas do mar confia os seus medos. 
                                                      
                              PRÍAMO, O FILHO DO REI DE TRÓIA

         Sentado nos rochedos de outras praias um jovem deixa que o olhar se fixe num horizonte de mar e céu. Chama-se agora Príamo, mas já se chamou Podarces. Seu pai era rei de Tróia; sobre ele caiu a derrota e a morte. Os deuses decidiram que Podarces sobreviveria para ser rei de Tróia: ele será o rei Príamo e, dos seus muitos filhos, um trará a ruína à cidade, o jovem e apaixonado Páris. (…)
         E um dia Hécuba deixará as suas praias da Trácia para ser a esposa de Príamo, rei de Tróia. Príamo que será o último rei dessa cidade  porque seu filho Páris sobre ela vai atrair a fúria dos gregos. (…)



Páris e Helena



 A cidade de Tróia

Tróia é uma cidade junto ao litoral do Mar Mediterrâneo; está defendida por uma muralha e respeita o seu rei; para lá das muralhas já não há cidade nem tem poder o seu rei. Para os troianos só existe a cidade, ela é todo o seu reino.

terça-feira, 2 de maio de 2017

A Semana da leitura no 1º ciclo

Os alunos de 1º ciclo do nosso Agrupamento também participaram de forma muito ativa nas actividades propostas para a semana da leitura. Deixamos aqui o registo de imagens.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free picture slideshow made with Smilebox